Livro: Gestão Pluridimensional

//Livro: Gestão Pluridimensional
Livro: Gestão Pluridimensional2018-05-18T17:24:59+00:00

capa_gestão_14x21

Neste mês de março foi publicado meu primeiro livro: “Gestão pluridimensional para executivos de visão”, pela Editora Ideias & Letras. O germe do livro foi a sugestão da profa. Maria Ester de Freitas, da FGV-EAESP, para que eu publicasse em um importante evento o artigo “Saúde Moral das Organizações”, que havia escrito para sua disciplina de Estudos Organizacionais na época do meu doutoramento. Por isso, fiz o convite a Ester para escrever o prefácio do livro. Ela aceitou prontamente e escreveu um texto muito gentil.

O objetivo do livro é o de colaborar para o desenvolvimento de uma visão mais pluralista das dimensões da gestão, a partir de reflexões acerca do seu universo de uma maneira um tanto incomum. Procuro trazer temas e questões que são pouco abordados nos livros da área e que influenciam tanto a eficiência quanto a vida organizacional. Também trato de temas mais tradicionais, mas buscando fugir da obviedade e contribuir com análises e informações relevantes para os envolvidos na gestão.

Desejo uma boa leitura!

compre o livro

Leia a Introdução:

A gestão pode ser considerada como um conjunto de pressuposições valorativas e orientações práticas para a coordenação das atividades das pessoas em uma organização, seja ela econômica, da sociedade civil ou estatal. Para essa coordenação é necessário o aporte de várias áreas do conhecimento – tais como a economia, psicologia, comunicação, finanças, contabilidade, matemática, estatística e biologia – que emprestam suas teorias e aplicações para o incremento da eficácia e eficiência da organização ou, pelo menos, para ajudá-la a sobreviver em seu ambiente.

Tal conjunto de conhecimentos faz com que a gestão seja essencialmente multidisciplinar, o que a torna rica de possibilidades de ferramentas para a solução de problemas organizacionais e, ao mesmo tempo, enfrenta o constante desafio de acrescentar novos conhecimentos nessa miríade de abordagens para refinar ou propor novas soluções pertinentes aos variados dilemas e limitações que surgem diariamente.

Apesar de multidisciplinar, a gestão carece de uma visão mais pluralista de suas dimensões. O objetivo deste livro é o de colaborar com o desenvolvimento de novos conhecimentos dessas dimensões a partir de reflexões acerca do universo da gestão de uma maneira um tanto incomum. Procuro trazer temas e questões que são pouco abordados nos livros da área e que influenciam tanto a eficiência quanto a vida organizacional – ou o “corpo social”, como diria Henri Fayol. Também trato de temas mais tradicionais – como a eficácia, responsabilidade social empresarial e a ética – mas buscando fugir da obviedade e contribuir com análises e informações relevantes para os envolvidos na gestão.

Os capítulos são independentes entre si e podem ser lidos na ordem mais conveniente ao leitor. Os três últimos capítulo são textos de maior fôlego, escritos para publicações de cunho científico. Procurei utilizar uma linguagem acessível e fiz a tentativa – espero que bem-sucedida – de eliminar os jargões científicos, que interessam apenas aos meus colegas acadêmicos.

.